O Emanuel e o Despertar do Ano Jubilar

O Emanuel e o Despertar do Ano Jubilar

O recente evento da RCC – Renovação Carismática Católica – chamado Emanuel – Deus Conosco – celebrou também o Ano Jubilar da Diocese de Apucarana/PR. O Ano Jubilar é celebrado a cada 25 anos, desta vez com o tema: ‘Peregrinos da Esperança’. É um especial ano de busca de renovação espiritual, perdão e reconciliação consigo mesmo, com os irmãos e com Deus.

Nesse evento – Emanuel 2025 – ao final de um longo período de louvores e orações, saiu-se da Paróquia Cristo Profeta, vindo em procissão até a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana/PR. Um evento que marcou a vida de muitos cristãos para seu novo chamado de seguir a Cristo.

Seguir a Cristo é o processo de interação com Deus que lhe dá cada vez mais claridade sobre o que é: o vir a ser. Poder-se-ia dizer que o “vir a ser” é tanto mais, quanto mais interrelacionado você estiver conectado com a espiritualidade. Essa conexão gera uma expansão da consciência, e é aqui que tudo acontece e não é de um dia para outro. A consciência é a alma que comanda o pensamento, as atitudes e os desejos que, por sua vez, se utilizam do corpo como uma grande veste material. É a parte divina e a parte corpórea que coexistem.

Por isso, tudo que é criação de Deus não se acaba, mas se transforma e, uma vez você tendo nascido, não se acaba com a morte, porque apenas a parte corporal se vai com ela. A parte espiritual segue sua viagem incessante, em busca da transformação, para um dia poder estar ao lado de Deus e ver a Deus e Dele receber novas missões.

A exemplo da Ressureição de Jesus, para aqueles que estão se reciclando, os ‘Peregrinos da Esperança’ deste Ano Santo de 2025, são o terreno onde se dá o renascimento. Um renascimento para uma nova vida de luz, de maior interrelação com o divino, mas, para se chegar a esse estágio, não é de um dia para outro – é preciso persistência e paciência – porque a transformação ocorre ao longo do caminho, na vivência da experiência da internalização de Deus em sua consciência e em seu coração, a porta de entrada e centro de luz de seu corpo.

Pode ser que você já tenha passado, por muitas e grandes dificuldades na vida e tenha amadurecido. É como uma grande montanha, onde o montanhista reúne todas as suas forças e seus melhores equipamentos para alcançar o topo. Essa transformação se equipara à subida da montanha, porque todas as dificuldades que a vida lhe apresentou, e cada grande dor e desilusão o liberaram de uma ilusão; este processo o preparou para que possas alcançar o momento da transformação: alcançar a interrelação entre o físico e o divino, uma completa mudança de energias ao seu redor e na sua vida. É a energia do fogo do amor de Deus a que Jesus se referia.

Muitas energias que antes conviviam com você, vão estranhar a sua energia positiva e vão, naturalmente, repelir-se. Outras novas chegarão, por força da atração das suas energias positivas, de ser luz e passar a acender outras velas. A graça deste Ano Jubilar se manifesta quando olhas para trás e parece ter acontecido um milagre em sua vida. É o que realmente aconteceu: a transmutação é um milagre acompanhado, passo a passo, pelos anjos de Deus em sua vida. E Jesus alerta para as perseguições de seus escolhidos, daqueles que deixam suas máscaras e ego para trás e lhes dão testemunho e buscam Nele permanecer, dia a dia, nesta difícil e corrida vida. Jesus oferece bênçãos àqueles que enfrentam perseguições por seu despertar espiritual. Nas palavras de Jesus: Bem-aventurados os que sofrem perseguição em seus corações, pois estes são os que verdadeiramente reconhecem o Pai.

A perseguição que você enfrenta quando começa a viver, a partir de sua verdadeira natureza de luz, nem sempre é física. Mais frequentemente, é a resistência de familiares e amigos que se sentem ameaçados por sua transformação, ou a resistência de sua própria mente, condicionada por anos de crenças limitantes, impostas por tradições e padrões familiares que se rebelam contra a dissolução dessas identidades. Isso o sacode e exige sua firme decisão. E, Jesus completa: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino… (MT 5, 10-12; MC 13, 3-13; LC 21, 7-19)”. A perseguição não pode atingi-lo em sua identidade como consciência divina. A ressurreição, relembrada e agora renascida é a nova vinda de Jesus que acontece dentro de você e, com o seu exemplo, agora a leva ao seu próximo, sem alarde, de coração a coração! E, nesse refúgio interior, você é invulnerável a todos os ataques. Esse é o verdadeiro reino de Deus, que habita dentro de você e onde for, você o levará consigo!!!

Colaboração:

Texto: da Redação.

Fotos: da Redação.

Pe. Valdinei Sutil Crespim, Paróquia Cristo Profeta, Apucarana/PR.

Pe. Monsenhor Roberto Carrara, Paróquia Cristo Profeta, Apucarana/PR.

Pe. Valdecir Ferreira, Catedral Basílica Menor de Nossa Sra. de Lourdes, Apucarana/PR.

Pe. Roberto Medeiros, Santuário São Miguel Arcanjo, Bandeirantes/PR.

PASCOM – Paróquia Cristo Profeta, Apucarana/PR.

PASCOM Diocesana – Diocese de Apucarana/PR.

Celia Regina Boschini Ferreira, Apucarana/PR.

Acesse: www.youtube.com/@diocesedeapucarana