MARINGÁ E O JUBILEU DO CRISTÃO BUSCADOR

O encerramento do Jubileu pela Arquidiocese de Maringá/PR, em 30/12/2025 – com suas 7 regiões pastorais – celebrou as conquistas de diversos eventos anuais pastorais. Um fechar de ano festejado por fiéis e coordenadores de serviços pastorais, alcançando cerca de 10 peregrinações pastorais a Catedral Metropolitana: Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, com show de louvores na praça da catedral arquidiocesana com a presença de Ziza Fernandes no coral arquidiocesano. Após o show, a missa celebrada por D. Frei Severino Classen, coroou um evento esperado, com a participação de aproximadamente 60 paróquias da arquidiocese maringaense.

O ano de 2025 se foi e, em 2026, a igreja já se prepara para diversos momentos e desafios a serem enfrentados com unidade e fé. Os momentos mais marcantes para 2026, são o chamado à paz pelo Papa Leão XIV: “a paz desarmada”; a campanha da Fraternidade centrada na reflexão sobre o direito a moradias; e, em outubro, as missões para a transformação em Jesus. Todos estes são temas e momentos em que o cristão busca sua integração com Jesus e sua natureza crística, quando este se revela como um autêntico viajante buscador.

O buscador é o imitador com sua permanência em Cristo. O que busca sua integração é a não negação da pedra angular, onde Jesus ensina… (MT: 21-42; MC: 12, 10-11; JO: 14-6;): Mostre-me a pedra angular, que o mundo tem passado ao lado, dado de ombro, sem perceber seu verdadeiro valor, que com todo ruído do mundo passa inperceptível. Jesus é esta pedra angular, que se revela por meio de sua própria natureza divina. É o aspecto de si mesmo que não se encaixa nas categorias convencionais do dia a dia, que não pode ser compreendido pela mente do buscador viajante que ainda não incorporou a busca de experiência e permanência em Jesus.

Buscar e reconhecer a permanência em Jesus, para a sua completa integração a Ele, soa como demasiado radical e ao mesmo tempo demasiadamente simples e direta demais. É o reconhecimento direto de sua natureza crística, conscientemente presente em cada cristão consciente, manifestada por meio da experiência de sua intensa viagem e busca em Jesus. Essa pedra, no entanto, é frequentemente rejeitada: envolta em capas e mais capas de ego, rancor e egoísmo que embaça o seu espelho da vida do dia a dia, evitando-o de reconhecer sua verdadeira natureza crística; mas, Cristo é a pedra angular sobre a qual uma vida espiritual autêntica pode ser construída. Este é o verdadeiro fogo a que Jesus se refere: Vim ao mundo para trazer o fogo transformador…

Esta é a tarefa do cristão viajante buscador… reconhecer que o que ele busca, já existe dentro de si, é construir uma eficiente trincheira e escudo que lhe permite viver a partir de sua permanência em Jesus, nos aspetos humanos e divinos, cultivando a unidade interior com Ele, atuando em seu dia a dia, vencendo uma guerra interna, existente dentro de cada viajante buscador.

Essa visão muda sua relação com cada aspecto de sua existência. O que a igreja tem feito são importantes ações que levam o cristão a experimentar a sua permanência em Jesus, reconhecendo Nele sua pedra angular. Este é um aprendizado, contudo, que o cristão viajante buscador, vai amadurecendo dentro de si, passo a passo, e a transformação se dá ao longo do caminho… E que 2026, seja um ano de amadurecimento voltado para Jesus.

Colaboração:

Texto: da Redação.

Fotos: da Redação.

Dom Frei Severino Classen, OFM – Arcebispo – Arquidiocese de Maringá/PR.

Pe. Júlio Antônio da Silva, Vigário Paroquial, Catedral Basílica Menor de N. Sra. da Gloria, Arquidiocese de Maringá/PR.

Pe. Dirceu Alves do Nascimento, Vigário Paroquial e Judicial, Catedral Basílica Menor de N. Sra. da Gloria, Arquidiocese de Maringá/PR.

Pe. Hélio Takemi Sakamoto, Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico, Catedral Basílica Menor de N. Sra. da Gloria, Arquidiocese de Maringá/PR.

PASCOM Arquidiocesana – Arquidiocese de Maringá/PR.

Marcela Miranda Egito – Coordenadora Arquidiocesana da PASCOM – Arquidiocese de Maringá/PR.

Andréia Bravo, Coordenadora geral do Movimento de Cursilho de Cristandade da Arquidiocese de Maringá/PR.

correiobrasiliense.com.br; Prefeitura Municipal de Maringá/PR.