FOLIA DE REIS: Uma Expressão de Fé e Amor Em Jesus Cristo
Aqui, nós apresentamos a Folia de Reis: Ireno Custódio Teixeira, de Ivaiporã/PR, que há 67 anos mantém viva e renovada esta tradição, visitando do dia 01 ao dia 06 de janeiro os lares ivaiporaenses. Revive-se a tradição, levando a luz de Deus, falando do amor e da fé em Jesus Cristo, quando, a exemplo dos soldados de Herodes, o homem deve despir-se de seu ego, egoísmo, ódio e rancor e louvar e agradecer a Deus pelo que tem e por tudo que pode conseguir, por meio da luz de Jesus Cristo e do amor infinito de Deus em sua vida.
A Folia de Reis é uma tradição que lembra a visita dos três Reis Magos – Baltazar, Gaspar e Melchior – a Jesus Cristo, quando de seu nascimento em Belém, na Galileia, no dia 25 de dezembro. Essa festa é celebrada do dia 25 de dezembro ao dia 06 de janeiro no Brasil, sendo considerado este último dia como o “Dia de Reis.” No Brasil, a Folia de Reis se fortaleceu com a grande miscigenação cultural presente no país. Essa tradição, vinda da Europa, principalmente de Portugal e Espanha, aqui recebeu adaptações que incorporaram a essa tradição, fervorosa celebração de fé e devoção.
O nascimento de Jesus é celebrado e venerado por meio de cantigas e orações tradicionais. As Folias de Reis são animadas, com diversos tipos de instrumentos e representadas por uma bandeira com cores próprias e particulares. A música sertaneja regional e as festivas, particularidades do povo brasileiro, fizeram dessa tradição um momento de fé, alegria e fervorosa celebração do nascimento de Jesus. Os palhaços vão na frente, simbolizando os guardas de Herodes – governador da Galileia e Rei dos Judeus entre o ano 4 A.C e 39 D.C. – que acompanhavam os Reis Magos, a fim de descobrirem onde verdadeiramente o menino Jesus havia nascido, para voltar e contar a Herodes, a fim de que ele pudesse liquidá-lo (MT 2: 13-16). Mais tarde Herodes, que mandou degolar a João Batista, interrogou a Jesus e o mandou de volta a Pilatos para ser entregue a crucificação.
As máscaras dos palhaços representam a falsidade, a mentira e a enganação, quando, dizendo que também queriam adorar o Rei Menino – Jesus – era para descobrirem seu paradeiro. As máscaras vestidas pelos palhaços, representam o homem velho, envolto em seu ego, egoísmo, ódio e rancor. A queda das máscaras representa a conversão dos soldados de Herodes, que foram para espionar Jesus e se converteram ao ver a inigualável dimensão de sua luz inspiradora de amor e humanidade.
A visita dos Reis Magos a Jesus Cristo, representa o grande respeito que a humanidade deve ter com o maior líder e Rei deste mundo que é Jesus Cristo. Representa a mais forte conexão entre Deus e o homem. Os presentes entregues pelos Reis Magos a Jesus, representavam que, de tudo que há neste mundo, nada é maior do que a divindade de Jesus Cristo. Os Reis Magos trouxeram ouro, representando o respeito de toda a realeza deste mundo a Jesus; o incenso, representativo da divindade, do amor e da luz que dissipa todas as trevas e que ilumina toda a humanidade; a mirra, representa toda a humanidade que reverencia e enaltece a Jesus Cristo como o seu verdadeiro Rei.
Texto: da Redação.
Colaboração:
Fotos: da Redação.
Jardez Teixeira Gonçalves, Ivaiporã/PR.
Laíza Curti Teixeira, Ivaiporã/PR.
Acesse: www.youtube.com/@diocesedeapucarana










































